Compliance

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O compliance é o ato de estar em conformidade com determinadas as leis, normas e regras. Pode ser tanto em relação às leis federais ou às políticas corporativas.

Nas empresas, sua aplicação trata-se basicamente de estar em conformidade com os regulamentos, diretrizes e, claro, leis que regem sua atuação.

Isso quer dizer que cumprir com as obrigações legais, como seguir os processos corretos para formalização e abertura do seu negócio, já é uma ação de conformidade.

No entanto, não se limita a isso: para uma organização, estar em compliance significa seguir suas obrigações legais, bem como as financeiras.

Além disso, trata-se também de assegurar a saúde, segurança e bem-estar dos envolvidos em seus processos.

Assim, é possível estabelecer uma melhor cultura organizacional em relação às burocracias, abrindo o caminho para um crescimento mais sustentável.

E claro, sem falar na economia, já que é uma forma de prevenir que problemas afetem a empresa administrativamente, resultando em multas, sanções ou publicidade negativa.

Para se ter noção, não seguir as regras, políticas e diretrizes internas custa às empresas americanas uma média de pouco mais de US$ 4 milhões em perdas de receita.

Os dados são de um estudo de 2017 da Globalscape.

O que quer dizer a palavra compliance?

A palavra compliance é uma adaptação do verbo inglês “to comply“, cuja tradução é “estar de acordo” ou “estar em conformidade“.

Na definição mais ampla, conformidade em empresas é a capacidade de liderar grandes grupos de pessoas em direção a certos padrões de conduta.

Ou seja, você tem um grupo de pessoas de alguma forma afiliadas a uma empresa que deve obedecer a certas regras.

Essas regras, aliás, podem ser tanto externas como internas.

As externas sendo as regulamentações setoriais e leis federais, estaduais ou municipais sobre a atuação da organização.

Quer um exemplo? A emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para qualquer serviço de transporte que uma empresa contratar.

Esse documento serve como uma “nota fiscal” para os serviços do tipo, centralizando diversas informações sobre a operação.

É algo essencial para seguir as regras fiscais da área de transportes.

Já as regras internas têm relação às políticas da própria empresa.

Ou seja, as diretrizes de atuação que uma organização define para si mesma, que normalmente norteiam seus processos para a conformidade externa.

Ou seja: como um negócio vai cumprir com as leis federais?

Através do compliance int

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